Versão. 1.0
USUÁRIO: SENHA:

DETRO DÁ INÍCIO À LICITAÇÃO DAS VANS DA REGIÃO METROPOLITANA NESTA TERÇA

Nesta terça-feira (5/08), às 10h, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) realiza a primeira sessão da licitação de vans da Região Metropolitana, com o recebimento das propostas para as linhas que atenderão os municípios de Guapimirim e Mesquita, na Baixada Fluminense. A sessão pública acontece na GAare da antiga Estação Barão de Mauá (Avenida Francisco Bicalho, s/nº, na Zona Portuária do Rio).

Em 29 de julho, o Sindicato dos Trabalhadores Autônomos, Autorizatários ou Permissionários, Condutores Auxiliares, Pessoal de Apoio e Afins em Transporte Alternativo do Estado do Rio de Janeiro (Sintral) entrou com ação na 1ª Vara de Fazenda Pública, solicitando a suspensão da licitação. Porém, o juiz Luiz Henrique Oliveira Marques decidiu manter o processo, concedendo apenas uma liminar parcial que indica o estudo de alterações no edital no que concerne à idade limite dos veículos concorrentes – é exigido um máximo de cinco anos – e à comprovação de experiência prévia na atividade. A decisão está sendo analisada pela Assessoria Jurídica do Detro.

Ao todo, serão oferecidas 491 permissões para os municípios da Região Metropolitana, distribuídas em 50 linhas. Durante o mês de agosto, serão realizadas oito sessões para recebimento das propostas. Na próxima quinta-feira (7/08), os concorrentes entregam as propostas para as linhas de Itaguaí, Nilópolis e Queimados. Na terça-feira (12/08), é a vez de Maricá e Rio Bonito e, no dia 14, Belford Roxo e Magé. Os interessados nas linhas de Duque de Caxias entregarão as propostas a 19 de agosto e os de Itaboraí no dia 21. A última semana foi reservada para Nova Iguaçu (26/08) e São Gonçalo (28/08).

– Vivemos um momento histórico para o transporte do estado. Está tudo pronto para que a legalização das vans saia do papel para as ruas e o Detro tomou todos os cuidados para que nada impeça o ordenamento do sistema complementar. Para amanhã, solicitamos um esquema especial de segurança na área em que acontecerá a sessão para recebimento das propostas, a fim de evitar qualquer tipo transtorno que prejudique o deslocamento da população que passa por ali diariamente – avisa Rogério Onofre, presidente do Detro.

A Gare da antiga Leopoldina foi equipada com sistema de monitoramento por câmera de vídeo e também fotográfico, além de sonorização especial para que todos tenham acesso às informações divulgadas pela Comissão de Licitação. Para evitar tumultos, o Detro solicitou à Secretaria de Segurança e ao Comando da Polícia Militar reforço no policiamento.
04/08/2008 13:08:08    Assessoria de Comunicação Soci

LINKS ÚTEIS
Endereço: Rua do Rosário 164, Centro, Rio de Janeiro - RJ Cep: 20041-002       Telefones: Geral: (21) 3883-4100 Ouvidoria: (21) 3883-4141