ENCERRAMENTO DO 1 FÓRUM RJ ELETROMOBILIDADE DISCUTE AVANÇOS PARA O TRANSPORTE INTERMUNICIPAL NO ESTADO

Encerramento do 1 Fórum RJ Eletromobilidade discute avanços para o transporte intermunicipal no estado

O "1 Fórum RJ Eletromobilidade - Nova Matriz Energética e o Futuro do Transporte Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro" terminou, na tarde desta quarta-feira (13/03), com resultados importantes para o passageiro de transportes rodoviários fluminense. O evento, que aconteceu ontem (12/03) e hoje (13/03), e teve a presença do governador Cláudio Castro, é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ).

“A eletromobilidade veio para tomar conta. Sabemos que a sociedade cobra melhorias devido às mudanças no clima e a questão da poluição por combustível fóssil. Estamos em um momento importante de conhecer e aprender com novas tecnologias, visitando fábricas e parceiros mundo afora. Então, aqui no Rio de Janeiro, tivemos o privilégio de sair na frente com esse fórum”, afirmou o secretário da Setram, o Washington Reis.

O dia de hoje foi marcado por uma troca de lições e avanços incorporados por empresas e órgãos de controle que já atuam no setor da eletromobilidade, expertise essa que poderá ser utilizada pelo Estado do Rio de Janeiro em uma futura implantação de ônibus mais verdes e ecologicamente responsáveis.

As atividades começaram com uma mesa de lições de planejamento e implantação que reuniu as prefeituras de Salvador e Volta Redonda. O debate também contou com a expertise da multinacional italiana ENEL e da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), unindo o conhecimento prático ao teórico, e convidando os presentes à reflexão.

Em seguida, na parte da tarde, foi a vez de empresas fabricantes de veículos e equipamentos utilizados em transporte elétrico discutirem os avanços da indústria brasileira no setor. A mesa contou com a participação dos parceiros BYD, Eletra, Higer, Marcopolo, Mercedez-Benz, Volkswagen, CRRC, Gree, Chery Bus, Guotai, Caio, Electric Mobility, que apresentaram seus veículos e tecnologia utilizada.

De acordo com o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias, o fórum apresentou uma série de possibilidades para o Estado do Rio de Janeiro.

"Estamos muito felizes com a realização do fórum. Certamente a expertise e os conhecimentos trocados serão de grande importância para um transporte intermunicipal mais limpo e eficiente. Quero agradecer a todos os parceiros e autoridades pelo empenho, em especial ao nosso secretário de Transporte e Mobilidade, Washington Reis, e ao governador Cláudio Castro, que foram os grandes incentivadores do evento", afirmou.

Segundo Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen, a eletromibilidade é uma realidade que segue em destaque por conta das mudanças climáticas: “Temos como objetivo transformar desafios em oportunidades e trazer parceiros e a iniciativa privada para nos ajudar a desenvolver todo um ecossistema de eletromobilidade".

A empresa Marcopolo, representada por Rodrigo Fogueral, engenheiro de desenvolvimento, falou sobre a tendência de descarbonização no mundo.

"Atualmente, a Marcopolo já conta com mais de 700 ônibus elétricos e híbridos pelo mundo. Estamos ainda desenvolvendo em parceria com a USP e outros parceiros para produzir um veículo movido a hidrogênio e etanol", contou.

RJ Eletromobilidade

A primeira edição do Fórum RJ Eletromobilidade foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro (Setram) executada pelo Departamento de Transportes Rodoviarios do estado (Detro-RJ). A ideia foi reunir conhecimento e trocar experiências para uma futura descarbonização dos transportes intermunicipais que seja social e ecologicamente justa para com o fluminense e seu estado.

Postado por: Assessoria de Imprensa em 14/03/2024 16:46:44