DETRO-RJ REALIZA AÇÃO PARA COMEMORAR O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Detro-RJ realiza ação para comemorar o Dia Internacional da Mulher

A equipe de fiscalização e a Ouvidoria da Mulher do Detro-RJ estiveram presentes no Terminal de Miguel Couto, em Nova Iguaçu, nesta sexta-feira (08/03), para realizar uma ação comemorativa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A ação aconteceu das 7h às 10h da manhã, abordando as passageiras no local e presenteando-as, de maneira simbólica, com flores e bombons para celebrar a data. Durante a ação, a campanha "Não dê Carona ao Assédio", criada para evitar casos de importunação sexual nos ônibus e vans intermunicipais, também foi divulgada.

Os ônibus rosa da Tinguá, destinados preferencialmente a mulheres, participaram da ação. A ideia do serviço preferencial surgiu de uma pesquisa feita pela Ouvidoria do departamento em que 97% das mulheres afirmaram se sentir mais seguras em um ônibus exclusivo ao público feminino.

Os veículos possuem capacidade para 34 passageiros e circulam diariamente na linha 490B - – Central do Brasil/Miguel Couto (Nova Iguaçu), com duas partidas de cada ponto final por dia: às 5h e às 8h saindo de Miguel Couto; e às 16h e 19h30 saindo do Terminal Américo Fontenelle. A tarifa cobrada é a mesma praticada em outros coletivos da linha.

“A importunação sexual nos transportes públicos é algo que precisa e deve sempre ser combatido. No Dia Internacional da Mulher não poderia ser diferente. Estamos aqui para falar e lembrar esse assunto tão importante, que é a importunação sexual nos transportes públicos”, diz a ouvidora do Detro-RJ, Karina Continentino, responsável pela campanha.

Fiscalizações por todo o estado

Além da homenagem, grupos de fiscais também percorreram os treze principais terminais do estado, bem como dois pontos de grande fluxo intermunicipal, verificando as condições de acessibilidade e segurança da frota regulamentada.

Ao todo, 183 veículos, entre vans e ônibus, foram abordados e fiscalizados, com destaque para quatro autuações por falta de permissão para transporte remunerado; outras quatro por superlotação; duas por embarque e desembarque de passageiros em ponto não autorizado; e uma cada por motorista sem registro junto ao Detro-RJ e alteração de características originais do veículo.

As ações ocorreram na Rodoviária do Rio; nos terminais Roberto Silveira e João Goulart, ambos em Niterói; no Terminal de Nova Iguaçu e ponto final de Miguel Couto, na mesma localidade; no Terminal do Shopping de Caxias; no Terminal de Nilópolis; no Terminal de Volta Redonda; no Terminal de Barra Mansa; no Terminal Roberto Silveira, em Campos dos Goytacazes; No Terminal de Cabo Frio; no Terminal Rodoviário de Itaperuna; no Terminal Leonel Brizola, em Petrópolis; nos acessos à Linha Vermelha da Washington Luis; e na Avenida Francisco Bicalho, na região da Leopoldina.

Postado por: Assessoria de Imprensa em 08/03/2024 14:27:19