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Atendimento ao cidadão
ouvidoria@detro.rj.gov.br


ENDEREÇO
R. Uruguaiana, 118 - Centro - RJ,
CEP: 20050-093

O que é e quando recorrer a ouvidoria do DETRO?

A Ouvidoria do Detro acata as sugestões, reclamações e elogios, referentes ao transporte intermunicipal de passageiros, operado por ônibus e vans. Cada demanda é analisada, registrada e encaminhada para o setor responsável. Entre as informações necessárias para formalizar a manifestação do cidadão estão: o número da linha ou trajeto da mesma (pontos de origem e destino), RJ do veículo, data, hora e local onde o fato ocorreu, além das demais informações referentes a reivindicação.

A Ouvidoria também acata as denúncias sobre veículos particulares, realizando transporte intermunicipal de passageiros, sem autorização do poder concedente. Neste caso é necessário que o cidadão informe: placa e modelo do veículo, além do trajeto realizado.

Carta de Serviço aos Usuários

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) é uma autarquia, instituída pela Lei Nº 1.221, de 06/11/87, vinculada à Secretaria de Estado de Transportes. O Detro tem como objetivo a concessão, a permissão, autorização, planejamento, coordenação, fiscalização, inspeção, vistoria e administração dos serviços intermunicipais de transportes de passageiros por ônibus e serviço complementar em seus diferentes regimes.

Atualmente, cerca de 58 milhões de passageiros utilizam o transporte rodoviário intermunicipal mensalmente. Existem 90 empresas que operam aproximadamente 1.200 linhas de ônibus regulares enquanto 549 vans. Em suas ações, o Detro visa garantir a segurança e qualidade no transporte intermunicipal rodoviário. Além das operações de fiscalização, são realizadas vistorias anuais dos ônibus e semestrais nas vans. Paralelamente, o Detro-RJ realiza ações de combate ao transporte de passageiros sem autorização do poder concedente.

Como valor, a rotina profissional deve ser pautada na probidade, transparência, eficiência, ética, iniciativa, espírito de equipe e comprometimento de todo o seu corpo funcional para o desenvolvimento do trabalho com responsabilidade social e ambiental, visando ao fortalecimento deste departamento.

O Detro recebe reclamações, elogios e sugestões referente ao transporte intermunicipal de passageiros. Os cidadãos podem entrar em contato através da Ouvidoria, por meio do telefone: (21) 3883-4142, pelo endereço de e-mail: ouvidoria@detro.rj.gov.br, ou pelo WhatsApp: (21) 98596-8545. O horário de atendimento é de segunda a sexta, de 9h às 18h. O cidadão também pode comparecer a sede do órgão na Rua Uruguaiana, 118 - Centro, Rio de Janeiro. Os registros são encaminhados às empresas ou permissionários de vans e, quando pertinente, direcionados para a apuração da fiscalização.

O Detro vem investindo na atualização tecnológica para aprimorar o atendimento à população. Hoje, diversos serviços estão disponibilizados no site. A população pode consultar itinerários, valores e horários de todas as linhas de ônibus estão disponíveis no link: Tarifas e Itinerários - Regulares

Ouvidoria - Enviar Mensagem

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