
Linhas intermunicipais operadas pela empresa Transturismo Rei, popularmente conhecida como TREL, foram fiscalizadas na manhã desta sexta-feira (20/02) durante uma nova ação da Operação “Detro Te Ouve”. A fiscalização ocorreu no Terminal Rodoviário Plínio Casado, no centro de Duque de Caxias, e abordou veículos que conectam a terceira mais populosa cidade do estado a municípios e localidades da região do Grande Rio.
Ao todo, 23 autuações foram aplicadas, resultando em 10 desses coletivos sendo retidos à garagem para consertos de irregularidades encontradas. Equipes de fiscalização flagraram defeitos em sinais de parada e aparelhos de ar condicionado, problemas na documentação, falta de acessibilidade para pessoas idosas ou com deficiência, assentos em mau estado e até faróis que não funcionavam.
A ação teve como foco verificar as condições de operação da TREL, que vem sendo alvo recorrente de reclamações na Ouvidoria e nas redes sociais do departamento. Relatos dão conta de diversas irregularidades graves que colocam em risco passageiros e pedestres. Somente neste mês, dois acidentes envolvendo coletivos da empresa em serviço intermunicipal foram registrados.
O presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado, e o diretor técnico-operacional, Danilo Menezes, acompanharam de perto as ações da equipe de fiscais. Menezes destaca que o histórico recente da empresa pesou na decisão de reforçar a fiscalização.
“Somando os trabalhos de hoje, a TREL já acumula 60 autuações no período de apenas um ano. Estamos falando de um volume recorrente de infrações, muitas delas relacionadas a problemas que são denunciados continuamente pelos passageiros. Isso demonstra a necessidade de um reforço imediato de fiscalização nas linhas operadas", afirmou o diretor.
O presidente explica que, além das autuações aplicadas nesta sexta-feira, a empresa será notificada oficialmente para montar um plano de ação com melhorias no serviço.
“A população não pode continuar sendo penalizada por um serviço precário desses. Se há ônibus circulando sem condições adequadas de conservação, eles precisarão ser substituídos imediatamente. Nós vamos emitir um comunicado oficial para a empresa e ela terá que montar um plano de ação para melhorar tudo o que vimos hoje ou ela que será a substituída. O transporte de passageiros precisa oferecer segurança, conforto e mobilidade, e o Detro/RJ está aqui para agir com rigor sempre que esse direito constitucional não for respeitado”, pontuou Salgado.
Contato com a população
A operação “Detro te Ouve” foi criada para aproximar o departamento da população e transformar reclamações em ações práticas de melhoria do transporte intermunicipal. Passageiros que presenciarem irregularidades podem e devem fazer contato com a Ouvidoria do Detro/RJ pelo telefone (21) 3883-4100 ou portal online https://www.rj.gov.br/ouverj/ . No site, basta clicar em Nova Manifestação e escolher a opção de Reclamação, enviando seu relato junto à placa ou código RJ do veículo com problemas. As manifestações fortalecem a atuação do Detro/RJ ao permitir que o órgão amplie sua presença nos 92 municípios fluminenses.
FOTOS: https://photos.app.goo.gl/6mK2zS6utwf2ZoKY9
Postado por: Assessoria de Imprensa em 20/02/2026 21:27:01