REUNIÃO DEFINE NOVAS AÇÕES DA OPERAÇÃO ‘SOS COSTA VERDE’

Fiscalizações visam combater o transporte irregular de passageiros e o turismo desordenado na região

Na manhã desta quinta-feira (05/10), autoridades responsáveis pela operação “SOS Costa Verde”, se encontraram em Angra dos Reis, na sede da fundação de turismo da cidade, para definição das novas medidas que serão adotadas, visando o início do verão, além das ações em 2018.  Desde o início deste ano, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar, atuam de forma intensificada, no combate ao transporte irregular de passageiros na região.

A operação “SOS Costa Verde” faz parte do plano de Reordenamento da região, traçado pelas prefeituras de Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty e Itaguaí. Integram o projeto também, a Capitania dos Portos, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro, além de associações de moradores da região. O objetivo do plano é evitar o turismo desordenado e poluição ambiental na Costa Verde. As fiscalizações de transportes terrestres acontecem nas principais vias de acesso aos municípios da região costeira.

Para o diretor técnico operacional do Detro, João Cassimiro, as ações realizadas até o momento, já apresentam um novo panorama na região. “Começamos as ações em fevereiro e notamos que o número de veículos “piratas” apreendidos, vem diminuindo progressivamente. Isso mostra que as fiscalizações têm coibido o transporte irregular de passageiros sem autorização do poder concedente. Esse tipo de transporte coloca a vida dos passageiros em risco, além de causar o desordenamento do trânsito. Essa reunião foi importante pois avaliamos o que já foi feito até o momento e definimos como serão as nossas ações até o fim do próximo verão”, explicou o diretor.

A população pode ajudar, denunciando veículos que realizam transporte intermunicipal de passageiros sem autorização do poder concedente, por meio do telefone da Ouvidoria do Detro (21) 3883-4141 ou do WhatsApp Fale Detro pelo número (21) 9-8596-8545. Para verificar as empresas e cooperativas autorizadas a realizar transporte de fretamento turístico intermunicipal, basta consultar o site do Detro (www.detro.rj.gov.br).

Postado por: Assessoria de Imprensa em 06/10/2017 15:22:30