PRIMEIRO FÓRUM ‘RJ ELETROMOBILIDADE’ CHAMA ATENÇÃO PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE CIDADES QUE JÁ USAM MODELO ELÉTRICO EM TRANSPORTES


Primeiro fórum ‘RJ Eletromobilidade’ chama atenção para troca de experiências entre cidades que já usam modelo elétrico em transportes

O Estado do Rio de Janeiro deu um passo importante em direção ao futuro, nesta terça-feira (12/03), ao receber a primeira edição do fórum "RJ Eletromobilidade - Nova Matriz Energética e o Futuro do Transporte Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro".


O evento, que é promovido pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana e realizado pelo Detro-RJ, acontece até quarta-feira (13/03) no antigo Estádio de Remo da Lagoa — o Lagoon -, reunindo diversos especialistas em operações de sistemas de ônibus elétricos de todo o país, profissionais do setor de Mobilidade Urbana, autoridades e comunidade acadêmica. A ideia é trocar vivências e acumular experiência para uma possível transformação da matriz energética utilizada na frota intermunicipal fluminense.


O secretário Washington Reis, à frente da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, e o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias, receberam o governador Cláudio Castro.


“Investir nessa tecnologia é um passo crucial para um futuro mais sustentável e saudável para todos. Nosso governo está firmemente comprometido com a transição energética. Por meio de políticas e investimentos estratégicos, estamos promovendo a adoção de fontes de energia renovável, reduzindo nossa dependência de combustíveis fósseis e buscando soluções inovadoras para enfrentar os desafios da mudança climática”, afirmou o governador.


Neste primeiro dia de trabalho, a transição de cidades para um modelo de transporte público movido à eletricidade foi pauta das discussões pela manhã. O painel teve a presença das prefeituras do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, que já contam com o uso de veículos elétricos em alguns de seus modais de transporte público, como o VLT no Rio e alguns veículos da frota paulista.


“O nosso governo foi pioneiro no Brasil e abriu os incentivos fiscais não só para a fabricação das carrocerias, mas para todos os componentes de ônibus elétricos e dos transportes coletivos. Com isso, podemos dizer que o hub desta transição energética é aqui no Estado do Rio de Janeiro, graças ao Governador Cláudio Castro”, disse o secretário Washington Reis.


Na parte da tarde, os desafios e soluções de modelos de negócio baseados em eletrificação tomaram o centro do debate. Os governos estaduais da Bahia e Goiás, e as prefeituras de São José dos Campos, no Vale do Paraíba paulista, e de Cascavel, no Paraná, trocaram experiências sobre o processo de implantação de ônibus elétricos que vem sendo feito em seus sistemas de transporte público.


Os cuidados e pontos de atenção para a transição energética em frotas públicas fecharam os debates do dia. A mesa chamou atenção para as similaridades e diferenças na perspectiva de quem implanta e quem opera o sistema, contando com a presença do Governo do Estado do Rio de Janeiro; do ITDP Brasil; da Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove); e das empresas Transwolff e Viação Piracicabana.


O evento ainda conta com a participação de fabricantes de veículos e equipamentos desenvolvidos especialmente para a matriz elétrica. Durante os dois dias de evento, é possível visitar os estandes das empresas parceiras e conhecer as tecnologias que vêm sendo empregadas para um futuro mais sustentável.


“Esse encontro, que foi idealizado pela Setram e realizado pelo Detro-RJ, é um reflexo do nosso compromisso em construir uma cultura mais eficiente e inclusiva, aberta às melhorias que nosso povo fluminense tanto merece. É graças a líderes como o nosso governador e nosso secretário que estamos pavimentando, hoje, o caminho para uma frota de transporte público mais sustentável e mais amigável ao meio ambiente no futuro”, lembrou o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias.


Postado por: Assessoria de Imprensa em 14/03/2024 16:37:46