Detro RJ

DURANTE FÓRUM DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA, DETRO-RJ ANUNCIA PREVISÃO DE 238 VEÍCULOS ELÉTRICOS OU A GÁS EM LICITAÇÃO DAS LINHAS INTERMUNICIPAIS


Durante fórum de transição energética, Detro-RJ anuncia previsão de 238 veículos elétricos ou a gás em licitação das linhas intermunicipais

O segundo dia do “Emissão Zero e Novas Alternativas: Fórum de Transição Energética no Transporte Público do Estado do Rio de Janeiro”, realizado nesta quarta-feira (4), no Centro do Rio, aprofundou o debate sobre experiências práticas de eletromobilidade, infraestrutura de recarga e mecanismos de financiamento para a descarbonização do transporte público. Outro dado importante foi o anúncio da obrigatoriedade de 238 veículos elétricos ou a gás, previstos no edital de licitação do transporte rodoviário intermunicipal.


A programação teve início com a palestra do secretário regional ministerial de Transportes e Telecomunicações de Santiago do Chile, Rodrigo Valladares, que apresentou a experiência da capital chilena na implementação da eletromobilidade no transporte coletivo, considerada referência na América Latina.


Ao longo da manhã, especialistas e representantes de empresas e gestores públicos discutiram soluções em infraestrutura de recarga, compartilhando experiências já implementadas na operação de frotas elétricas no Brasil. Também foram debatidos os desafios da transição energética no sistema de barcas, com apresentações de representantes da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), da Secretaria de Energia e Economia do Mar e do setor privado.


Outro destaque do dia foi o painel sobre resultados obtidos em testes e operações com diferentes tecnologias de ônibus, que reuniu gestores de cidades como Rio de Janeiro, Goiânia, Maricá e Curitiba, além de representantes do setor produtivo. O diretor técnico-operacional do Detro-RJ, Danilo Menezes, participou do debate, reforçando o papel da nova licitação do transporte intermunicipal, apresentando os testes com veículos elétricos e a gás, além de anunciar que 238 desses veículos estão previstos nos lotes da licitação do transporte rodoviário intermunicipal, que terá seu edital publicado nas próximas semanas.


Encerrando o fórum, o painel sobre financiamento de projetos de descarbonização discutiu caminhos para a captação de recursos e viabilidade econômica da implantação de frotas sustentáveis, com a participação de representantes de prefeituras, organismos internacionais e especialistas em mobilidade urbana.


Promovido pela Fundação Rede Criativa, o fórum reuniu, ao longo de dois dias, gestores públicos, especialistas nacionais e internacionais, operadores e representantes do setor, consolidando-se como um espaço estratégico para a construção de soluções integradas voltadas à modernização e sustentabilidade do transporte público no Estado do Rio de Janeiro.


Postado por: Assessoria de Imprensa em 05/02/2026 15:06:45