DETRO-RJ REALIZA OPERAÇÃO MULHER SEGURA PARA COMBATER ASSÉDIO EM TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

Detro-RJ realiza Operação Mulher Segura para combater assédio em transporte intermunicipal
Ação no dia Internacional das Mulheres aconteceu em vários pontos do Estado e contou com a presença de sete mulheres fiscais

Fiscais do Detro-RJ estiveram em diversas rodoviárias do Estado do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (08/03), como parte da Operação Mulher Segura. Sete multas por descumprimento de determinação relativa ao uso de cartazes informativos contra o assédio e importunação sexual foram emitidas.

O esforço teve como objetivo prevenir e combater o assédio sexual no interior dos veículos que integram o sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal. Equipes de fiscais, dentre eles sete mulheres, orientaram passageiros e motoristas e fiscalizaram o uso de cartazes informativos que chamam a atenção para esse tipo de violência. Câmeras no interior dos veículos também foram vistoriadas, uma vez que podem ajudar a identificar possíveis abusadores.

Sete veículos foram flagrados sem o uso dos cartazes e autuados por descumprir determinação da autarquia. Conforme a portaria 1420, editada pelo Detro-RJ em 14/09/2018, o uso de cartazes contra o assédio sexual é obrigatório em toda a frota regulamentada e terminais, e seu desacato implica em multa no valor de R$ 4.219,56.

As ações ocorreram no Terminal Rodoviário do Rio, no Terminal Rodoviário Roberto Silveira, em Niterói, no Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu, no Terminal Rodoviário Prefeito Francisco Torres, em Volta Redonda, no Terminal Rodoviário Alex Novelino, em Cabo Frio, no Terminal Rodoviário João Paulo Segundo, em Itaperuna, no Terminal Rodoviário de Nova Friburgo, no Terminal Rodoviário Plínio Casado, em Duque de Caxias, no Terminal Rodoviário Shopping Nova Estrada, em Campos, no Terminal Rodoviário Teresópolis e na Avenida Francisco Bicalho, também no Rio de Janeiro.

Postado por: Assessoria de Imprensa em 15/03/2023 16:12:29