Detro RJ

DETRO/RJ E CPRV REALIZAM OPERAÇÃO CONJUNTA CONTRA TRANSPORTE ILEGAL NA BAIXADA LITORÂNEA


Detro/RJ e CPRv realizam operação conjunta contra transporte ilegal na Baixada Litorânea

Uma operação conjunta entre o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro/RJ) e o Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv/PMERJ) autuou, na manhã desta terça-feira (11/02), 23 veículos particulares que realizavam transporte ilegal de passageiros na Baixada Litorânea.


As ações tiveram como objetivo reprimir o transporte irregular de passageiros e reforçar a fiscalização em municípios com grande circulação turística, especialmente durante o período de alta temporada. Os veículos abordados não possuíam qualquer tipo de autorização junto ao órgão regulador e realizavam viagens remuneradas de forma clandestina, pondo em risco a vida de passageiros e condutores.


Ao todo, quase 90 veículos foram fiscalizados na praia de Unamar e em outras áreas próximas a Cabo Frio, além dos municípios de Barra de São João, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras, resultando na aplicação de 23 autos de infração por transporte ilegal. Nenhum veículo foi recolhido durante a operação.


Segundo o presidente do Detro/RJ, Raphael Salgado, o combate ao transporte ilegal é fundamental para garantir segurança à população.


“O transporte clandestino representa um risco real para passageiros e motoristas. Esses veículos não passam por vistoria, não seguem normas técnicas e, muitas vezes, são extorquidos e obrigados a financiar o crime organizado. Nosso trabalho é proteger a vida das pessoas e assegurar que o serviço de transporte intermunicipal seja prestado dentro da legalidade e com segurança para todos os passageiros fluminenses”.


Rápido Macaense vai receber nova frota


Como parte das ações para fortalecer o transporte regular e oferecer mais qualidade aos passageiros da região, o Detro/RJ oficiou a empresa Rápido Macaense e determinou um reforço da frota. Vinte novos veículos começaram a operar na última segunda-feira e outros 15 ônibus deverão entrar em circulação nos próximos 30 dias.


“Estamos atuando em duas frentes: combatendo o transporte ilegal e exigindo das empresas regularizadas mais investimentos, mais veículos e melhores condições de operação", completou o diretor técnico-operacional do departamento, Danilo Menezes.


FOTOS: https://photos.app.goo.gl/usinBadwCgeGHzfq9


Postado por: Assessoria de Imprensa em 12/02/2026 09:27:43