DETRO-RJ ATUA EM CONJUNTO COM MINISTÉRIO PÚBLICO PARA FUNCIONAMENTO DA LINHA P415

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ) determinou a intervenção da linha P415 (Barra de Juparanã - Barra do Piraí, para garantir a retomada da circulação dos ônibus. A partir do próximo sábado (16/03), a linha passa a ser operada pela Viação Progresso, em substituição à Viação Barra do Piraí.

A medida foi tomada após o órgão constatar a má prestação de serviço, além da recomendação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Vassouras atuou em conjunto com o Detro-RJ para que o serviço fosse melhorado e atendesse minimamente às necessidades da população. A decisão tem validade de 365 dias ou até a realização da licitação do serviço de transporte intermunipal de passageiros em todo o estado.

De acordo com a promotora de Justiça Renata Cossatis, o papel da atual gestão foi determinante para a efetivação da medida.

“Temos um inquérito civil que acompanha o problema do transporte público em Vassouras, desde 2018. O Ministério Público já tinha requisitado ao Detro-RJ que decretasse a intervenção da empresa Barra do Piraí, com base em um relatório do GAP (Grupo de Apoio aos Promotores), que esteve nos locais constatando que os veículos não transitavam nos horários para os quais eles tinham o contrato de concessão. O Detro-RJ não só atendeu a requisição do Ministério Público, como adotou, após a reunião que realizamos em outubro de 2023, com a presença de um representante da Câmara dos Vereadores, a medida emergencial que vai atender de forma imediata a população residente nos distritos Barão de Juparanã, Barão de Vassouras, Demetrio Ribeiro, Itakamosi e Ipiranga", ressaltou.

Leonardo de Lima Matias, presidente do Detro-RJ, contou que a autarquia está avançada nos estudos da licitação do transporte intermunicipal de passageiros, prevista para o segundo semestre deste ano.

"O Detro-RJ promoveu a intervenção na linha P415, que opera o trajeto entre Barão de Juparanã e Barra do Piraí, agora, designada à Viação Progresso e Turismo S.A. A ação foi realizada com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos passageiros, garantindo mais segurança, pontualidade e conforto durante as viagens. Essa intervenção demonstra o compromisso do departamento em regular e fiscalizar o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, visando atender às necessidades da população e promover um sistema mais eficiente e acessível", afirmou o presidente.

Postado por: Assessoria de Imprensa em 18/03/2024 14:07:02