
Na manhã desta quarta-feira (25/11), agentes do Departamento de Transportes Rodoviário (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, estiveram no Terminal Rodoviário João Goulart, em Niterói, para mais uma edição daOuvidoria Itinerante. Ao todo, 25 veículos foram vistoriados, três coletivos recolhidos e nove multas aplicadas, que somadas, totalizam R$ 17.406,32. Os agentes ainda registraram 13 reclamações dos passageiros dos ônibus intermunicipal. Na última edição realizada em 08/10 no mesmo local, o Detro recebeu 31 reclamações e aplicou nove multas.
Na ação de hoje, as principais irregularidades flagradas pela fiscalização foram: documentação irregular, falta de selo de vistoria, mau estado de conservação e iluminação do veículo inoperante. Já as reclamações registradas referem-se a horário irregular, superlotação e falta de ônibus de duas portas. Do Terminal Rodoviário João Goulart, partem 292 linhas de ônibus intermunicipais, operadas por 25 empresas, com frota de 993 veículos.
“Sabemos que ainda temos que melhorar em diversas regiões, mas já começamos a sentir os avanços nas condições dos veículos da nossa frota regular de ônibus. Graças a essa parceria com os passageiros, ouvindo suas reclamações e demandas, estamos conseguindo reduzir os números de veículos em desacordo com as normas. O trabalho vai continuar para seguir melhorando”, disse o presidente do Detro, Carlos Luiz Martins.
Desde março, o Detro vem realizando edições da Ouvidoria Itinerantes por todo o estado do Rio de Janeiro, recebendo as demandas da população e fiscalizando a situação dos ônibus intermunicipais. Com as ações, os agentes já estão percebendo os reflexos positivos, tanto na redução dos registros de reclamações, quanto das multas.
Desde janeiro, o Detro intensificou as fiscalizações na frota regular. Como resultado, 4.854 coletivos foram multados, dos quais 1.571 foram retirados de circulação. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Para participar, os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. A população também pode enviar informações pelo aplicativo Fiscal de Bolso, que pode ser baixado no celular ou pelo WhatsApp Fale Detro pelo número (21) 9-8596-8545.
Postado por: Assessoria de Imprensa em 25/11/2015 21:48:21
