Detro RJ

BIOMETRIA FACIAL PASSA A ESTAR PRESENTE EM 100% DAS VANS INTERMUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO


Biometria facial passa a estar presente em 100% das vans intermunicipais do Rio de Janeiro

O transporte intermunicipal por vans no Estado do Rio de Janeiro acaba de atingir um marco inédito no país: todas as viagens do sistema complementar legalizado agora contam com tecnologia de biometria facial. A inovação, que amplia a segurança e o controle sobre o uso de benefícios tarifários, foi totalmente implementada até o fim de outubro, dentro do cronograma previsto pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ). O lançamento oficial da tecnologia ocorreu nesta sexta-feira (14/11), na Central do Brasil, em uma ação educativa conjunta com a Mais Mobi, a empresa responsável pelo sistema dos cartões Riocard Mais.


Com a conclusão da instalação dos equipamentos, o Rio de Janeiro se torna o primeiro estado do Brasil a adotar o reconhecimento facial em 100% das vans intermunicipais. Ao todo, são 527 veículos da frota contando com a tecnologia.


“A biometria é uma ferramenta que assegura que o passageiro é realmente o titular do benefício utilizado, como o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) ou outras gratuidades. O sistema faz a checagem em tempo real, impedindo fraudes e garantindo que os recursos públicos sejam direcionados a quem de fato tem direito. Essa é a importância da implementação dessa tecnologia: o respeito ao dinheiro público e a todos aqueles que precisam do benefício para seu deslocamento diário”, explica Raphael Salgado, presidente do Detro-RJ.


Implementação começou após investigação de fraude em bilhetagem


A tecnologia é operada em parceria com a Mais Mobi, empresa responsável pelo sistema de bilhetagem dos cartões Riocard Mais e pelo armazenamento e análise dos dados de biometria facial. Esses dados são cruzados e auditados para identificar possíveis irregularidades no uso dos benefícios e aprimorar a fiscalização. A implantação da biometria nas vans começou em janeiro deste ano e foi sendo expandida por etapas até contemplar todas as regiões do estado. Durante o processo, permissionários, motoristas e auxiliares participaram de cursos online obrigatórios sobre o funcionamento do sistema para que possam auxiliar passageiros no uso cotidiano do validador.


Além de representar um salto tecnológico, o projeto também resgata o cumprimento do Decreto Estadual nº 45.749/2016, que já determinava a adoção de validadores eletrônicos com controle de identificação, mas que nunca haviam sido plenamente implementados. O avanço começou após uma análise detalhada do Detro-RJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), que identificou um grande número de transações no Bilhete Único Intermunicipal (BUI) por parte dos permissionários em um curto período de tempo, aumentando artificialmente seus lucros diários.


Com a biometria facial consolidada em todo o sistema, o transporte complementar intermunicipal do Rio de Janeiro entra em uma nova fase marcada por mais transparência, segurança e eficiência, fortalecendo a confiança dos passageiros e assegurando que os benefícios públicos sejam aplicados de forma mais justa e responsável.


Postado por: Assessoria de Imprensa em 14/11/2025 17:20:48