Ao todo estarão envolvidos nesta operação cerca de 100 fiscais, que ficarão de plantão na Rodoviária Novo Rio, no Américo Fontenelle (Central), no Mariano Procópio (Praça Mauá), no Menezes Cortes e na Praça XV, na Capital; Roberto Silveira e João Goulart, em Niterói; Alcântara, em São Gonçalo; Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Flumiense; Volta Redonda, Resende, Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Angra dos Reis e Paraty.
Os fiscais ficarão encarregados da orientação aos passageiros e de garantir o embarque, por exemplo, daqueles que têm direito à gratuidade dentro do previsto na regulamentação do transporte intermunicipal. O objetivo principal não é a fiscalização dos ônibus para não retardar as viagens, porém, caso algum destes apresente irregularidade que comprometa a segurança dos passageiros, como pneus carecas, a substituição do veículo terá que ser prontamente providenciada pela empresa.
Vale lembrar que nas linhas intermunicipais têm direito ao transporte gratuito, os idosos com 65 anos ou mais e portadores de deficiência, sendo duas vagas por veículo de cada linha. Conforme portaria do Detro, o idoso para usufruir deste benefício deve apresentar a carteira de identidade e/ou o cartão do RioCard caso o possua. Os portadores de deficiência só podem viajar gratuitamente mediante a apresentação do cartão RioCard especial.
Postado por: Erro ao ler autor em 29/12/2010 13:32:24