Hoje, um grande número de moradores de São Gonçalo, município mais populoso da Região Metropolitana do estado, se desloca em direção à Barra da Tijuca, num percurso casa-trabalho-casa que consome cerca de oito horas. Após a apresentação do levantamento técnico, o Detro pretende lançar o edital de licitação, nos mesmos moldes da concorrência realizada para a criação das linhas que ligam nove municípios da Baixada Fluminense à Barra da Tijuca, que já estão em circulação.
O governador Sérgio Cabral está sensível às demandas da população e, por isso, nos solicitou prioridade na solução desta questão de os moradores de São Gonçalo, que se dirigem diariamente para a Barra da Tijuca, perderem grande parte do seu dia na viagem. Isso sem falar no alto gasto com as passagens já que para cumprir este trajeto é necessário fazer baldeação. Estamos empenhados em concluir os estudos e, comprovada a viabilidade da linha, realizaremos a concorrência o mais rápido possível afirmou o presidente do Detro, Rogério Onofre.
Maricá-Itaboraí - O governador Sérgio Cabral também determinou ao Detro rapidez na criação de uma linha de ônibus ligando os municípios de Itaboraí e Maricá. A medida é para atender a nova demanda de passageiros gerada pela implantação do Pólo Petroquímico de Itaboraí. Em ambas as linhas, o objetivo é oferecer maior conforto aos usuários e diminuir seus custos.
Em junho passado, o Detro concluiu a licitação das linhas de ônibus que hoje ligam a Barra da Tijuca aos municípios de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias e Magé. Esta foi a primeira concorrência pública da história realizada para a permissão no setor dos transportes da Região Metropolitana com outorga remunerada para o Estado. Com esta ação, a adminstração estadual arrecadou cerca de R$ 40 milhões os quais estão sendo revertidos em obras e melhorias voltadas para a segurança e maior fluidez no tráfego. As nove linhas implantadas entre Baixada Fluminense e Barra da Tijuca beneficiam uma população de cerca de 3.537.000 habitantes.
Postado por: Erro ao ler autor em 29/09/2009 13:50:15