DETRO DETERMINA IMPLANTAÇÃO DE GPS NA FROTA INTERMUNICIPAL

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) publicou no Diário Oficial desta terça-feira, portaria que determina a implantação de sistema de GPS (Global Position System) em toda a frota intermunicipal que atua no transporte de passageiros. A medida visa garantir maior segurança e melhor fiscalização do serviço, com acompanhamento em tempo real dos veículos, o que possibilitará maior eficiência na correção de possíveis falhas no serviço. Os concessionários e/ou permissionários terão entre 60 e 240 dias para se adequarem a esta disposição, conforme o tamanho de suas frotas. Os permissionários de transporte complementar terão 90 dias, a partir da assinatura dos contratos de adesão, para providenciarem o equipamento em seus veículos.

No total, serão monitorados online 8736 veículos, sendo 641 vans, 6.665 ônibus das linhas intermunicipais regulares e 1.430 ônibus de fretamento. Entre os benefícios previstos para as empresas com a implantação do serviço estão: redução do número de acidentes devido ao controle da velocidade dos veículos; redução da emissão de poluentes pelo monitoramento do uso ocioso da ignição, do motor e do consumo de combustíveis, entre outros.

A população também sairá ganhando com a melhoria no trânsito graças ao uso racional da frota de ônibus, além da segurança aos passageiros, pois o sistema pode dar alarme em situações de risco como assaltos, facilitando à polícia o rastreamento e a localização exata do veículo, o que agilizará, também, o socorro em caso de acidentes.

– Esta é mais uma ação do Detro em cumprimento à determinação do governador Sérgio Cabral de oferecer à população um transporte seguro e de maior qualidade. Esta é uma administração antenada com a modernidade tecnológica e o sistema de GPS deve se constituir em mais uma ferramenta no combate às irregularidades e na busca da eficiência – explica Rogério Onofre, presidente do Detro.

A fim de receber as informações geradas pela frota em trânsito, o Detro implantará em sua sede um Centro de Controle Operacional e, caso seja constatada irregularidade – desrespeito de trajeto, descumprimento de horário, ultrapassagem da velocidade máxima permitida, não para nos pontos, entre outras –, a empresa será multada no momento exato da ocorrência da infração.

O sistema de GPS facilitará também o retorno mais rápido e preciso das reclamações feitas à Ouvidoria do Detro, que terá uma arma eficaz para checagem do fato reclamado, não dependendo da aquiescência ou não da empresa. A partir daí, as ações de fiscalização do Detro tendem a ser mais eficazes e precisas.

– Essa medida será um grande reforço para a nossa fiscalização que hoje conta com 120 fiscais para uma frota de mais de oito mil veículos. Com o ordenamento do setor, em especial a partir da licitação das vans, os empresários de ônibus deverão investir mais para atender o aumento na demanda de passageiros. Com este aumento da frota, precisaremos de mais dispositivos para fiscalizar seu funcionamento e com o GPS saberemos em tempo real o que acontece com cada um dos veículos – afirma Onofre.

Segundo a portaria do Detro, os custos para a implantação do sistema ficarão a cargo das empresas, que terão prazos para adaptar a frota. Aquelas com frota de até 10 veículos têm prazo de 60 a 120 dias para total adaptação; de 11 a 50 veículos, até 150 dias; de 51 a 100 veículos, até 180 dias; de 100 a 300 veículos, até 210 dias e frotas acima de 300 veículos terão prazo máximo de 240 dias para implantação do sistema. A empresa que não cumprir os prazos estabelecidos na portaria estará sujeita a multa de R$ 1.616,40 por veículo infrator. Em caso de reincidência, este valor dobra.

A frota ônibus que opera as linhas que ligam a Baixada Fluminense à Barra da Tijuca (248 veículos) já funcionam com GPS, por força de exigência do edital de licitação.

Postado por: Erro ao ler autor em 12/08/2008 14:49:27