Os vencedores dos três primeiros lotes da licitação do transporte complementar intermunicipal de passageiros estiveram hoje no Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), para receber orientações sobre os próximos procedimentos a serem adotados antes da assinatura do contrato. Entre 11h e 13h, os 49 novos permissionários que venceram a concorrência para as regiões Serrana, Médio-Paraíba, Centro-Sul, Norte e Noroeste Fluminense tiraram suas dúvidas sobre como envelopar seus veículos e as características do uniforme e da identificação dos motoristas.
Além disso, a direção do órgão avisou aos permissionários sobre o agendamento das vistorias, que ocorrerão nos próximos dias 20, 21 e 22 de agosto. Somente quem tiver o veículo aprovado em vistoria poderá assinar o contrato. Os licitantes com veículo reprovado ou que não comparecerem à vistoria serão desclassificados, ficando a vaga para o próximo colocado.
Esta foi uma reunião histórica, que reflete o novo relacionamento do Detro com os permissionários. Agora, a relação é direta, sem intermediários. Inclusive, tivemos um retorno muito positivo dos licitantes, que se mostraram satisfeitos em poder ter esse contato direto com o órgão, explicou João Cassimiro, diretor técnico-operacional.
De acordo com portaria do Detro, as vans deverão ser adesivadas nas cores das regiões de origem e destino. Nos casos de linhas intra-regionais, ou seja, que ligam municípios de uma mesma região, os veículos terão apenas uma cor e será adotada faixa diagonal branca, na mesma posição e ângulo em que seria feita a junção dos campos cromáticos. As cores determinadas pelo Detro são: roxo para o Norte Fluminense, verde escuro para o Noroeste, marrom para a região Serrana, cinza para a Centro-Sul e laranja para o Médio Paraíba.
Na lateral direita, deverão constar os seguintes itens: valor da tarifa, na janela central; telefone do Detro na janela traseira; o número de registro do permissionário, formado pela sigla RJ seguida de dois grupos de algarismos, o primeiro com três dígitos identificando o número da linha e o segundo com dois dígitos, correspondendo ao número de permissões da linha; a inscrição Transporte obrigatório: 1 (uma) gratuidade Poltrona Amarela, sobre a porta de embarque; o número da linha e a origem e destino; e adesivo com a logomarca do Detro sobre a inscrição Serviço Intermunicipal.
Na lateral esquerda, a van terá o telefone do Detro, o número de registro e a logomarca do órgão sobre a inscrição Serviço Intermunicipal. Na frente, deve constar o número de registro, o número da linha e sua origem e destino. Na parte traseira e no teto, apenas o número de registro. Para melhor legibilidade, a cor das letras deverá ser branca nos fundos escuros e preta nos claros.
O uniforme também será padronizado. O motorista deverá vestir calça de brim azul, cinto preto com fivela cromada de latão, sapatos pretos, em couro sintético com solado de borracha, meia social preta e camisa de manga comprida branca, em tecido leve, com lapela de ombro, dois bolsos com tampo e botão, sendo o da esquerda com porta caneta, o da direita tendo acima do tampo tarja indicativa com nome e tipo sanguíneo do motorista, com fundo branco e letras pretas. Na manga direita, deve ser aplicada bandeira do Estado do Rio de Janeiro.
O cartão de identificação do motorista deverá ser afixado sobre o painel de instrumentos, voltado para o interior do veículo, de modo a permitir a fácil visualização por parte dos passageiros.
Postado por: Erro ao ler autor em 11/08/2008 19:43:56