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DETRO LANÇA SEGUNDA ETAPA DA LICITAÇÃO PARA ÔNIBUS ENTRE BAIXADA E BARRA


DETRO LANÇA SEGUNDA ETAPA DA LICITAÇÃO PARA ÔNIBUS ENTRE BAIXADA E BARRA
O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) publicou nesta quinta-feira (17/4) o edital para a segunda etapa da licitação de linhas de ônibus ligando a Baixada Fluminense à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Neste lote, que atenderá os municípios de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João do Meriti, cuja população é de cerca de 2 milhões e 150 mil habitantes, os valores inicialmente previstos para a outorga foram reduzidos em 50%, o prazo para pagamento passou de 12 pra 24 meses e o índice de redução das tarifas poderá ser de até 10% ao invés dos 5% estabelecidos na primeira convocação. – Com estas mudanças, pretendemos ampliar a capacidade de participação de um maior número de empresas, acirrando a concorrência. Agora, os empresários estão conscientes de que a licitação acontecerá na prática, enquanto na primeira convocação, quando foi levada a cabo a concorrência para a ligação entre Duque de Caxias-Barra da Tijuca via Magé, havia uma forte campanha para desacreditar o processo. Mas contra tudo e contra todos, a licitação foi realizada e esta primeira linha começa a circular em junho, propiciando este novo momento – explica o presidente do Detro, Rogério Onofre. Segundo Onofre, com uma disputa maior, o governo do estado pode arrecadar uma quantia maior do que o mínimo previsto para as outorgas, estimado em R$ 20.930.429,52 e as tarifas também poderão ficar bem abaixo das tarifas de referência propostas pelo Detro. As propostas serão recebidas na sede do Detro (Rua do Rosário, 164/ auditório- Centro do Rio) em 4 de junho e, após o anúncio das vencedoras, as empresas terão 90 dias para começarem a operar suas respectivas linhas. O edital da licitação está disponível no site do departamento, www.detro.rj.gov.br, ou pode ser retirado na sede do órgão, nos dias úteis, das 9h às 12h e das 14h às 16h, mediante comprovação de depósito em favor do DETRO/RJ no valor de R$ 10,00 (dez reais), feito no BANCO ITAU n.º 341, agência n.º 5673, conta corrente n.º 03659-5 ou o fornecimento de uma resma (500 folhas) de papel branco para o recebimento de cópia reprográfica, ou de um CD para gravação. Sairão vencedoras da concorrência pública as empresas que ofertarem o maior valor de outorga combinado com a menor tarifa. Parte dos recursos arrecadados pelo governo do estado com esta licitação será revertida em obras e ações voltadas para a melhoria do próprio sistema de transporte, com investimentos em corredores expressos e faixas exclusivas, por exemplo. Segundo o Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), realizado pela Secretaria de Transportes, o total de deslocamentos diários entre os municípios da Baixada Fluminense e a Barra da Tijuca é o seguinte: Belford Roxo (2.631), Japeri (886), Mesquita (912), Nilópolis (834), Nova Iguaçu, (6.488), Queimados (1.879) e São João de Meriti (2.110). Estes números comprovam a grande demanda prevista para as novas linhas. Para viabilizar o atendimento dos municípios de Japeri e Nilópolis foi proposto o sistema tronco-aliementador com integração ônibus x ônibus. As linhas oferecidas nesta licitação são as seguintes: Nova Iguaçu – Barra da Tijuca; Belford Roxo – Barra da Tijuca; São João de Meriti – Barra da Tijuca; Mesquita – Barra da Tijuca, com integração modal com Nilópolis; Duque de Caxias – Barra da Tijuca, com integração modal com Magé; e Queimados – Barra da Tijuca , com integração modal com Japeri. Todas as linhas troncais serão operadas por ônibus urbanos com ar- condicionado, tripulação composta por motorista e cobrador, bilhetagem eletrônica, sistema interno de TV, dispositivo gerenciador das portas de serviço e sistema GPS, além de outros equipamentos de uso obrigatório. Já as linhas alimentadoras, terão ônibus urbanos do tipo micromaster também com ar-condicionado, capacidade de 35 assentos, e os demais equipamentos exigidos para os veículos convencionais. A frota não poderá ter mais que dois anos de uso e 10% da mesma deverá ser adaptada para atender portadores de necessidades especiais. Os ônibus partirão dos principais terminais rodoviários de Belford Roxo, com destino ao Terminal da Alvorada, na Barra da Tijuca.

Postado por: Erro ao ler autor em 17/04/2008 17:47:39