Detro RJ

GOVERNADOR DÁ ORDEM PARA DETRO PUBLICAR EDITAL DO BAIXADA-BARRA


GOVERNADOR DÁ ORDEM PARA DETRO PUBLICAR EDITAL DO BAIXADA-BARRA
Os técnicos do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) estão trabalhando em ritmo acelerado para concluir o edital que regerá a licitação das linhas de ônibus que ligarão nove municípios da Baixada Fluminense à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A ordem dada pessoalmente pelo governador Sérgio Cabral ao presidente do Detro, Rogério Onofre, é de que o edital esteja concluído para publicação no máximo até 20 de dezembro.

– Será um presente e tanto do governador Sérgio Cabral à população da Baixada Fluminense já que a estimativa é de que essas novas linhas atendam a uma demanda de cerca de um milhão de passageiros/mês. Esta é uma decisão de governo e, apesar do tempo exíguo, o Detro está trabalhando para que o edital esteja pronto para publicação na data prevista – afirma Rogério Onofre.

Num primeiro momento, serão atendidos os municípios de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João do Meriti, Duque de Caxias e Magé. Os ônibus partirão dos principais terminais de cada município com destino ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, em viagens ponto a ponto sem paradas intermediárias.

– Esta será a primeira concorrência pública para linhas de ônibus com outorga remunerada para o governo do estado na história da Região Metropolitana. As empresas vencedoras, para operarem as linhas, pagarão ao Estado um mínimo de 5% da arrecadação estimada para os anos de concessão – lembra o presidente do Detro.

A estimativa é de que as novas linhas transportem diariamente 33.400 passageiros, ficando a maior demanda por conta dos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Para cada linha serão selecionadas duas empresas, a fim de se evitar o monopólio, e não será permitida a formação de consórcio para participação na licitação.

De acordo com as regras propostas, a frota que ligará a Baixada Fluminense à Barra da Tijuca deverá ser composta por ônibus com no máximo dois anos de fabricação. Os veículos serão equipados com ar-refrigerado, sistemas de bloqueio do acelerador quando as portas estiverem abertas e interno de tevê, 10% deverão ter equipamentos para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais e todos serão monitorados por meio de GPS pelas empresas e pelo Detro.

A comprovação da viabilidade das novas linhas – necessidade já apontada no Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) do governo do estado – foi reforçada em pesquisa realizada por agentes do Detro, durante todo o mês de outubro, na qual foram feitas 2.719 entrevistas em dez municípios da Baixada Fluminense. Dos entrevistados, 94,30% disseram ser a favor da ligação por ônibus Baixada-Barra. Foi apurado, ainda, que atualmente um grande percentual já faz diariamente este deslocamento, registrando-se aí os maiores índices nos municípios de Duque de Caxias (88,50%) e Nova Iguaçu (86%).

– A demanda é grande e a necessidade da licitação é urgente já que, durante décadas, as empresas de ônibus não se mostraram dispostas ao entendimento para atender a esta população. A única linha integrada hoje ligando essas regiões é a Cabuçu-Barra, que está circulando muito mais devido à pressão do deputado Nelson Bournier do que por vontade própria dos empresários que, agora, com certeza, vão pressionar para que a licitação não aconteça, numa defesa dos próprios interesses – opina Rogério Onofre.

As novas linhas deverão ter horários com intervalo de 30 minutos o qual baixará para 15 minutos nos horários de rush. Com a implantação das mesmas, a expectativa é de que se reduza o tráfego de veículos nas linhas Amarela e Vermelha – cerca de dois mil veículos/dia a menos entre carros particulares e vans piratas – proporcionando a melhoria do tráfego naquelas vias.

Espera-se, ainda, que o barateamento de cerca de 40% no custo das passagens – hoje o passageiro que paga R$ 14,20 na ida e volta entre Nova Iguaçu e Barra deverá passar a gastar R$ 10 – facilite a contratação de moradores da Baixada Fluminense por empregadores da Barra da Tijuca. As tarifas mais justas e as viagens mais rápidas deverão contribuir também para a contenção da expansão das favelas na Zona Oeste do Rio, pois darão maior mobilidade ao trabalhador.

Postado por: Erro ao ler autor em 30/11/2007 13:29:53