Será um presente e tanto do governador Sérgio Cabral à população da Baixada Fluminense já que a estimativa é de que essas novas linhas atendam a uma demanda de cerca de um milhão de passageiros/mês. Esta é uma decisão de governo e, apesar do tempo exíguo, o Detro está trabalhando para que o edital esteja pronto para publicação na data prevista afirma Rogério Onofre.
Num primeiro momento, serão atendidos os municípios de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João do Meriti, Duque de Caxias e Magé. Os ônibus partirão dos principais terminais de cada município com destino ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, em viagens ponto a ponto sem paradas intermediárias.
Esta será a primeira concorrência pública para linhas de ônibus com outorga remunerada para o governo do estado na história da Região Metropolitana. As empresas vencedoras, para operarem as linhas, pagarão ao Estado um mínimo de 5% da arrecadação estimada para os anos de concessão lembra o presidente do Detro.
A estimativa é de que as novas linhas transportem diariamente 33.400 passageiros, ficando a maior demanda por conta dos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Para cada linha serão selecionadas duas empresas, a fim de se evitar o monopólio, e não será permitida a formação de consórcio para participação na licitação.
De acordo com as regras propostas, a frota que ligará a Baixada Fluminense à Barra da Tijuca deverá ser composta por ônibus com no máximo dois anos de fabricação. Os veículos serão equipados com ar-refrigerado, sistemas de bloqueio do acelerador quando as portas estiverem abertas e interno de tevê, 10% deverão ter equipamentos para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais e todos serão monitorados por meio de GPS pelas empresas e pelo Detro.
A comprovação da viabilidade das novas linhas necessidade já apontada no Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) do governo do estado foi reforçada em pesquisa realizada por agentes do Detro, durante todo o mês de outubro, na qual foram feitas 2.719 entrevistas em dez municípios da Baixada Fluminense. Dos entrevistados, 94,30% disseram ser a favor da ligação por ônibus Baixada-Barra. Foi apurado, ainda, que atualmente um grande percentual já faz diariamente este deslocamento, registrando-se aí os maiores índices nos municípios de Duque de Caxias (88,50%) e Nova Iguaçu (86%).
A demanda é grande e a necessidade da licitação é urgente já que, durante décadas, as empresas de ônibus não se mostraram dispostas ao entendimento para atender a esta população. A única linha integrada hoje ligando essas regiões é a Cabuçu-Barra, que está circulando muito mais devido à pressão do deputado Nelson Bournier do que por vontade própria dos empresários que, agora, com certeza, vão pressionar para que a licitação não aconteça, numa defesa dos próprios interesses opina Rogério Onofre.
As novas linhas deverão ter horários com intervalo de 30 minutos o qual baixará para 15 minutos nos horários de rush. Com a implantação das mesmas, a expectativa é de que se reduza o tráfego de veículos nas linhas Amarela e Vermelha cerca de dois mil veículos/dia a menos entre carros particulares e vans piratas proporcionando a melhoria do tráfego naquelas vias.
Espera-se, ainda, que o barateamento de cerca de 40% no custo das passagens hoje o passageiro que paga R$ 14,20 na ida e volta entre Nova Iguaçu e Barra deverá passar a gastar R$ 10 facilite a contratação de moradores da Baixada Fluminense por empregadores da Barra da Tijuca. As tarifas mais justas e as viagens mais rápidas deverão contribuir também para a contenção da expansão das favelas na Zona Oeste do Rio, pois darão maior mobilidade ao trabalhador.
Postado por: Erro ao ler autor em 30/11/2007 13:29:53