O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) deu início na manhã de hoje a ação conjunta com a Prefeitura de São Gonçalo para combate ao transporte irregular no município. A operação seguirá por tempo indeterminado e será realizada de segunda a sexta, das 6h às 18h, em vários pontos fixos nos bairros gonçalenses. A operação é fruto de convênio assinado entre o Detro e a Prefeitura de São Gonçalo, no mesmo modelo que já vigora em 56 municípios do estado.
Durante a manhã, 21 veículos foram apreendidos e encaminhados para o depósito público. Deste total, 17 eram vans e kombis que realizavam transporte de passageiros sem autorização, três vans regulares e um microônibus da Rio Ita também foram recolhidos por apresentarem mal estado de conservação. A multa é de R$ 1.450,00. Além disso, uma van com pneu careca foi retido e infracionado. Após a troca do pneu, o veículo foi liberado.
A operação seguirá por tempo indeterminado. São Gonçalo é um dos municípios do estado com o maior número de piratas. Estimamos que mais de 1.500 veículos irregulares circulem na região. Vamos agir fortemente, para evitar que se estabeleça o caos no transporte, como ocorreu em Magé. Mas não atuaremos apenas fiscalizando os piratas. As empresas de ônibus que cometerem irregularidades também serão punidas. Nosso objetivo é garantir à população um transporte seguro e de qualidade explicou o presidente do Detro, Rogério Onofre.
Hoje, o secretário de Transportes, Julio Lopes, e o vice-presidente do Detro, Amaury Cardoso acompanharam a ação no Largo de Santa Isabel. O secretário destacou a importância das fiscalizações do Detro em todo o estado.
Essa é a maior operação já realizada em São Gonçalo. São mais de 100 agentes envolvidos, entre fiscais do Detro e da Secretaria Municipal de Transportes, Guarda Municipal e Polícia Militar. Não vamos recuar. O combate ao transporte ilegal não se restringe à São Gonçalo, estamos atuando em todo o estado do Rio, com pontos fixos na capital e nas vias de acesso da Região Metropolitana e ações volantes nos demais municípios, ressaltou o secretário.
Os locais de fiscalização foram definidos pela Secretaria de Transportes de São Gonçalo e atendem o corredor viário que liga Neves, em São Gonçalo, ao Barreto, em Niterói, além de Alcântara. Equipes de fiscais ficarão sediadas próximo às ruas Dr. Alfredo Backer, Nilo Peçanha, Cel Serrado, Avenida Kennedy e Dr Francisco Portela.
A ação atende a uma solicitação da Prefeitura, devido ao alto número de veículos irregulares na região. Segundo, a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, a fiscalização nas cidades vizinhas, muitos veículos irregulares migraram para o transporte em São Gonçalo, agravando a situação no município. Hoje, o município tem um dos maiores índices do estado de veículos atuando no transporte de passageiros sem autorização. Estima-se que cerca de 1.500 piratas circulam diariamente pelo município.
O Detro está apoiando a Prefeitura com 25 fiscais e cinco viaturas. A operação conta também com pessoal da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Secretaria de Transportes de São Gonçalo.
Postado por: Erro ao ler autor em 11/10/2007 15:14:08