A nossa intenção é estar com o edital concluído em dezembro para dar início à licitação em janeiro. Se depender apenas do Detro e não houver interferência de outros segmentos, como apelos judiciais, acredito que em abril os ônibus já poderão circular entre a Baixada Fluminense e a Barra da Tijuca, beneficiando milhões de pessoas afirma Rogério Onofre, presidente do Detro.
O primeiro entrave ao projeto parece ter sido jogado por terra. A Prefeitura do Rio que, inicialmente, se opunha à ligação sob a alegação de que a mesma tumultuaria ainda mais o trânsito no Rio, se pronuncia agora a favor da idéia. O prefeito Cesar Maia afirmou, inclusive, que se o governador Sérgio Cabral defende a implantação das linhas, isso o deixa tranqüilo de que a idéia será desenvolvida de forma adequada e responsável. Maia disse, ainda, ter confiança de que, se o Detro tomou esta decisão, é porque esta é a melhor opção.
Segundo o Detro, ao invés de sufocar o trânsito na Linha Amarela, os ônibus deverão ajudar na diminuição do número de veículos que trafega diariamente por aquela via. Esta afirmação é baseada no fato de que, com as linhas regulares, sairão de circulação os cerca de dois mil veículos piratas, entre vans, Kombis e carros particulares, que hoje exploram este trajeto. Além disso, com transporte de qualidade, o presidente do departamento, Rogério Onofre, calcula que muitas pessoas que utilizam seu carro particular para o trabalho ou lazer na Barra da Tijuca optarão pelo coletivo.
Esta medida vai trazer benefícios também para a Barra da Tijuca já que funcionará na prevenção/combate o processo de favelização no bairro, evitando que os trabalhadores oriundos da Baixada Fluminense deixem suas cidades e ocupem irregularmente terrenos na região, em busca das oportunidades de emprego defende Onofre.
Em encontro com o governador Sergio Cabral, ocorrido nesta terça-feira no Palácio Laranjeiras, o presidente do Detro foi orientado por ele a montar rapidamente o processo do edital, atendendo também os municípios de Queimados e Japeri que, inicialmente, não seriam contemplados. Dessa forma, na minuta, que foi entregue em mãos nesta quarta-feira pelo procurador do Detro, André Cid, à procuradora Lucia Lea Tavares e ao Gabinete Civil, estão previstas as ligações com a Barra da Tijuca partindo dos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João do Meriti, Japeri, Guapimirim, Magé, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados, região com uma população estimada de 3 milhões 570 mil habitantes.
Entre as novidades propostas pelo Detro com relação aos veículos que circularão nessas linhas, está a instalação de GPS permitindo a monitoração tanto pela empresa como pelo departamento ; circuito interno de câmeras ou outro dispositivo de segurança semelhante; e ar-condicionado. Pelo menos 10% da frota deverão ser equipados para atender portadores de necessidades especiais com, no mínimo, dois veículos por linha. Estes equipamentos, inclusive, influenciarão na contagem de pontos que determinará o vencedor do processo de licitação.
Com esta concorrência, o Estado deve arrecadar cerca de R$ 50 milhões já que o valor da outorga será calculado tendo como base 5% da expectativa de receita das empresas durante o período de concessão 20 anos, renováveis por igual período . O pagamento deverá ser feito com uma entrada de 30% e o restante dividido em 12 parcelas as quais serão reajustadas caso durante este período haja revisão na tarifa da linha em questão. A proposta do presidente do Detro é de que pelo menos parte destes recursos seja revertida em obras de infra-estrutura na área do transporte e do trânsito.
Outro quesito que contará para a classificação das empresas, além da melhor oferta pela outorga, será o custo da tarifa. Vencerá aquela que propuser a menor passagem dentro dos limites, máximo e mínimo, que serão estabelecidos pelo Detro. Rogério Onofre acredita que os passageiros economizarão no mínimo 30% do que gastam hoje nas várias baldeações necessárias para se cumprir o trajeto Baixada Fluminense-Barra da Tijuca.
Acredito que esta licitação, a primeira realizada por um governo estadual para ônibus na Região Metropolitana com esta abrangência social, será o pontapé para uma série que atenderá outras regiões também em expansão no estado afirma Onofre.
Além de encaminhar a proposta de edital para análise jurídica, o Detro dará início ao trabalho de campo para a definição de linhas e trajeto, conforme a demanda de passageiros. Inicialmente, estima-se que os ônibus circularão em intervalos entre 15 e 30 minutos, seguindo de ponto-a-ponto, ou seja, do Centro do município até o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. Está definido, também, que cada linha será operada por duas empresas distintas a fim de evitar possíveis monopólios.
Postado por: Erro ao ler autor em 10/10/2007 16:11:36