Detro RJ

DETRO ATACA AS IRREGULARIDADES NA FROTA INTERMUNICIPAL DE ÔNIBUS


Detro ataca as irregularidades na frota intermunicipal de ônibus
Além de baratear a tarifa, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) quer garantir a qualidade nos serviços prestados à população pelos ônibus intermunicipais. Para tanto, vem intensificando as fiscalizações em terminais rodoviários e nas garagens das empresas, registrando, entre 28 de fevereiro e 12 de junho, a aplicação de um total de 352 multas. A frota mais penalizada foi a da Viação Agulhas Negras, seguida da Auto Viação 1001 Ltda e da Rio Ita Ltda. As multas contabilizadas até agora já representam uma expectativa de receita para o Detro da ordem dos R$ 411.768,62. A fiscalização do Detro autuou, entre o final de fevereiro e o dia 12 deste mês, 23 empresas que trafegavam com ônibus piratas, ou seja, sem autorização do departamento para o transporte de passageiros em trajetos intermunicipais. As multas nesses casos variam de R$ 542,10 a R$ 1749,50. A campeã neste ranking foi a Auto Viação 1001, seguida da Viação Galo Branco Ltda e da Viação União Ltda. A frota regular também vem sendo fiscalizada, quanto às condições de tráfego dos veículos, cumprimento de horários e itinerários, documentação relativa ao Detro e ao Detran, entre outros pontos. Com uma frota de 32 veículos, a Viação Agulhas Negras Ltda recebeu 18 autuações; com 590 carros, a Auto Viação 1001 Ltda foi infracionada 17 vezes e, circulando com 448 veículos, a Rio Ita Ltda registra 12 multas. – O rigor da fiscalização do Detro é o mesmo para os piratas e a frota regular já que nosso objetivo é melhorar a qualidade do serviço prestado à população, conforme determinação do governador Sérgio Cabral. Temos total autonomia para atuar e é isto o que estamos fazendo – explica Rogério Onofre, presidente do Detro. Além das multas relativas aos quesitos fiscalizados pelo Detro, também foram feitas nove autuações por falta de documentação do Detran e aplicadas 45 multas administrativas. Muitas das ações desenvolvidas pela fiscalização do Detro estão baseadas nas reclamações que chegam diariamente à Ouvidoria do departamento. A maioria das queixas é relativa ao desrespeito do quadro de horários, com cerca de 37% das ocorrências registradas. Denúncias relativas a motoristas estão em segundo lugar, com aproximadamente 27%, seguida do impedimento da gratuidade aos idosos, com mais de 21%. No mês de maio, no quadro de reclamações da Ouvidoria do Detro, levando-se em conta o número de queixas e a dimensão da frota, quem lidera o ranking de pior empresa é a Viação Pendotiba S/A, seguida da Elmar Transportes e Turismo Ltda e da Expresso Farinha Ltda.

Postado por: Erro ao ler autor em 15/06/2007 17:54:10