Agora são 55 os municípios que já assinaram convênio com o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) para a realização de fiscalizações em conjunto do transporte de passageiros em âmbitos municipal e intermunicipal. O prefeito de Areal, Laerte Calil de Freitas esteve nesta terça-feira na sede do departamento onde assinou, juntamente com o presidente do Detro, Rogério Onofre, o convênio de cooperação. O documento já foi encaminhado à Secretaria de Transportes e entrará em vigor a partir de sua publicação no Diário Oficial do estado.
Pelo convênio, fiscais do Detro poderão atuar no âmbito municipal, fiscalizando ônibus e vans que fazem itinerários locais. Em contrapartida, os guardas de trânsito da Prefeitura de Areal poderão fazer fiscalizações nas linhas intermunicipais que cruzem os seus limites. A arrecadação resultante da aplicação de multas é rateada entre o departamento e a administração municipal.
A cada convênio assinado, aumentamos o número do efetivo de fiscais sem gerar despesas ao Estado. Desta forma, garantimos um transporte seguro e de qualidade, pois ganhamos reforço importante para atuação nos municípios de diversas regiões, tanto na área metropolitana como no interior afirma o presidente do Detro, Rogério Onofre.
Em janeiro, os dois únicos municípios da Região Metropolitana que ainda não tinham convênio com o Detro, Rio de Janeiro e São Gonçalo, aderiram às ações conjuntas e já está sendo estudada a forma como serão conduzidas as fiscalizações nas duas cidades.
Até agora, além das três cidades citadas, já assinaram convênio com o Detro, Angra dos Reis, Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Barra do Piraí, Belford Roxo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Carapebus, Cardoso Moreira, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaperuna, Itatiaia, Japeri, Laje do Muriaé, Macuco, Magé, Maricá, Mesquita, Miguel Pereira, Natividade, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paraíba do Sul, Paraty, Pati do Alferes, Petrópolis, Pinheiral, Porto Real, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua, São Francisco de Itabapoana, São João do Meriti, São José do Ubá, São Pedro DAldeia, Saquarema, Silva Jardim, Sumidouro, Tanguá, Três Rios, Valença e Vassouras.
Postado por: Erro ao ler autor em 13/02/2007 17:16:31