A Secretaria de Transportes, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), esteve na manhã dessa terça-feira, (04/08) na cidade de Japeri, na Baixada Fluminense, com mais uma edição da Ouvidoria Itinerante. Ao longo da manhã, os agentes estiveram na Rua Leni Ferreira e receberam reclamações sobre os serviços prestados pelas empresas de ônibus intermunicipais e aplicaram cinco multas, no valor de R$ 8.831,23.
As principais queixas dos usuários da região referem-se ao estado de conservação de ônibus e solicitações de novos horários nas linhas. Os fiscais flagraram coletivos com problemas de acessibilidade, ou seja, defeito nas plataformas e campainhas para cadeirantes, além de falta de adesivo com o telefone da ouvidoria do Detro.
Lançada em março, a Ouvidoria Itinerante recebe as reclamações dos usuários de ônibus intermunicipais e direcionam diretamente para a fiscalização. As equipes já retiraram de circulação 185 coletivos em situação irregular e aplicaram 472 multas. As equipes já realizaram duas edições na Rodoviária Novo Rio e nos terminais João Goulart, em Niterói; Américo Fontenelle, na Central do Brasil; Alvorada, na Barra da Tijuca; Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Nilópolis. O projeto ainda percorreu a Praça Seca, em Jacarepaguá e Japeri; além dos terminais Alexis Novellino, duas edições, e Largo Santo Antônio, ambos em Cabo Frio; Comendador Geraldo Osório, em Barra Mansa; Álvaro Correa, em Miguel Pereira e nos terminais de Rio Bonito, Teresópolis, Mendes e Macaé.
Desde janeiro, o Detro intensificou as fiscalizações na frota regular. Como resultado, 3.406 coletivos regulares foram multados, dos quais 988 foram retirados de circulação. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Para participar, os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.
Postado por: Erro ao ler autor em 04/08/2015 06:49:20