O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) realizou, nesta segunda-feira (15/12), a operação “Legal tem que ser Legal”, em terminais rodoviários da Região Metropolitana e do interior. Os fiscais verificaram as condições dos serviços prestados pelas empresas de ônibus intermunicipais. No total, as equipes recolheram 89 ônibus e aplicaram186 infrações. As principais irregularidades flagradas foram: má conservação dos veículos, falta do selo de vistoria e documentação irregular.
- O fim do ano está chegando, mas para o Detro não haverá descanso. Assim como toda a gestão, continuaremos firmes nas ruas, fiscalizando as irregularidades de quem insiste em não garantir um transporte digno, seguro e de qualidade. Vamos continuar verificando as condições dos serviços prestados pelas empresas de ônibus intermunicipais. Esse é nosso compromisso com a população do estado do Rio, afirmou o presidente do Detro, Alcino Rodrigues Carvalho.
Na Rodoviária Novo Rio, os agentes recolheram sete veículos, sendo dois da Viação 1001, um da Costa Verde e quatro da Útil, que recebeu mais uma multa. No Américo Fontenelle, a fiscalização removeu um ônibus da Trel, um da Real Rio, dois da Tinguá, outro da Vera Cruz; mais um da União e um da Mageli. Além disso, a Caravele teve dois recolhimentos e outras duas autuações; a Reginas quatro apreensões e mais quatro multas; a Blanco teve dois veículos encaminhados à garagem e mais duas infrações; a Evanil teve dois ônibus retirados de circulação e mais três notificações; E a Nilopolitano recebeu uma multa. Já na Candelária, um ônibus da Rio Ita foi removido e uma autuação aplicada; um ônibus da Fagundes retirado de circulação; outro da Jurema retido e uma notificação; um coletivo da Evanil apreendido; duas multas aplicadas na empresa Reginas; uma infração na União.
Ainda no na Capital, nas proximidades do Into, vários ônibus foram infracionados: um ônibus da Mauá, três da Tinguá, um da 1001, outro da Coesa, um da Limousine Carioca e um da Caravele, que ainda teve outro coletivo retido. Na Pavuna, a Master teve quatro ônibus retirados de circulação e mais duas autuações recebidas. Já a Vera Cruz teve um coletivo retido e uma infração e dois ônibus da Vila Rica foram apreendidos e uma multa aplicada. No terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, a Cruzeiro do Sul registrou quatro recolhimentos e outras 13 infrações.
Na Baixada Fluminense, em Belford Roxo, a São José teve cinco ônibus levados para a garagem e mais quatro autuações. Os fiscais ainda retiraram de circulação um coletivo da Auto Ninho e um da União, essa última recebeu também duas infrações. Já em São João de Meriti, houve a apreensão de um ônibus e autuação de outro da Flores, além de uma multa na Viação Reginas. Em Itaguaí, a Expresso Mangaratiba registrou oito recolhimentos e mais 17 multas. Em Piabetá, um ônibus da Rio Ninho foi removido, outro da Rio de Janeiro, que também recebeu uma multa, além de mais um da Reginas, empresa com outras três infrações registradas. Em Nova Iguaçu, houve um ônibus da Master e um da Expresso Mangaratiba recolhidos, além de duas autuações na Master, três na Vera Cruz, um na Nilopolitano e outra na Trel. Já em Nilópolis, houve a remoção de um ônibus da Ponte Coberta.
Em Niterói, no João Goulart, foram recolhidos 11 coletivos, sendo um da ABC, outro da Galo Branco, dois da Rio Ita, cinco da Fagundes, um da Rio de Janeiro e outro da Brasília. No terminal Roberto Silveira, a fiscalização aplicou três multas, uma na Macaense, outra na 1001 e uma na Teresópolis.
Em São Gonçalo, no Alcântara, dois ônibus da ABC foram levados para a garagem e outro notificado, mais cinco da Coesa, três da Fagundes, dois da Mauá e três da Rio Ita, esta última recebeu outras três autuações. A Rio de Janeiro teve duas multas.
Na Rodoviária de Araruama, um ônibus da Rio Ita foi infracionado. Em Volta Redonda, dois ônibus da Viação São José Batista e um da Resendense foram removidos. Em Barra Mansa, os fiscais multaram um ônibus da Viação Aparecida e dois da Sul Fluminense.
A operação “Legal tem que ser Legal”, que verifica as condições dos ônibus intermunicipais, é norteada pelas reclamações recebidas na ouvidoria do Detro. Para fazer denúncias referentes ao transporte intermunicipal de passageiros, a população pode ligar para (21) 3883-4141 ou enviar email para ouvidoria@detro.rj.gov.br .
Postado por: Erro ao ler autor em 15/12/2014 06:31:40