A partir deste domingo (22/06), a linha intermunicipal 5901 (Itaguaí-Nonô) passa a ser operada pela empresa Expresso Mangaratiba Ltda. A mudança é resultado da intervenção imposta pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) à empresa Viação Itaguaí Ltda, que até então operava o itinerário, em portaria publicada no Diário Oficial do Estado de 17 de junho. A medida visa proporcionar melhor serviço à população desta região já que a empresa em questão não vinha cumprindo as exigências contratuais, inclusive, em relação às condições da frota.
A Expresso Mangaratiba assume o serviço em caráter emergencial pelo período de 365 dias, ou até a conclusão de processo licitatório para a escolha de nova empresa operadora, o que ocorrer primeiro. Para tanto, a mesma deverá respeitar a estrutura operacional exigida pelo Detro, que prevê, entre outras disposições, frota mínima de três veículos, sendo dois em operação e um na reserva.
A linha Itaguaí-Nonô (via Caçador) SA, com tarifa de R$ 5,55, tem o seguinte itinerário, saindo de Itaguaí: Terminal do Centro Comercial do Chapecó, Av. Paulo de Frontin, Estrada Teixeira e Estrada do Caçador até chegar ao Terminal Nonô, em Piraí. Atualmente estão em vigor os seguintes horários: diariamente a partir de Itaguaí (6h/11h e 15h) e com saída de Piraí (7h30/12h30 e 16h30).
– O compromisso maior do governo do estado e do Detro é com a população e os empresários têm que assumir a responsabilidade que lhes cabe de ofertar um transporte seguro e de qualidade a seus passageiros. A Itaguaí não vinha cumprindo suas obrigações tanto administrativa como operacionalmente falando, a despeito dos alertas feitos para que regularizasse as pendências. Com isso, a intervenção foi inevitável – explica o presidente do Detro, Alcino Rodrigues Carvalho.
Durante o período de intervenção, a Viação Itaguaí poderá fazer os ajustes necessários para tentar reaver a linha mas caso não consiga, pode perder de vez a concessão. Na próxima segunda-feira (23/6), a fiscalização do Detro atuará na região a fim de conferir a regularidade e a qualidade do serviço prestado na linha Itaguaí – Nonô pela nova empresa operadora, a Expresso Mangaratiba.
Postado por: Erro ao ler autor em 18/06/2014 13:33:55