A operação Forças Aliadas deflagrada nesta quinta-feira (18/08) pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) fechou o cerco contra o transporte alternativo irregular nos municípios de Niterói e São Gonçalo. O resultado foi a apreensão de 21 veículos, entre vans e kombis piratas, sendo sete em São Gonçalo, 10 em Niterói, três em Maricá e um em Itaboraí.
Em função da operação, a fiscalização verificou que, na parte da tarde, os veículos piratas sumiram das ruas da região. O presidente do Detro, Rogério Onofre, lembra que o sistema de comunicação utilizado pelos grupos que atuam no transporte irregular é extremamente eficaz.
Sabemos que o número de apreensões poderia ser ainda maior, mas os grupos que exploram o transporte alternativo, em especial os milicianos, operam com um sistema de comunicação de primeiro mundo, o que permite que eles se refugiem tão logo a fiscalização se apresente. Estamos travando uma verdadeira guerra para acabar com as irregularidades, o que só será possível se houver um maior número de policiais e agentes de transporte municipais nos apoiando nesta luta. Assim, em conjunto, vamos conseguir agir de forma permanente contra o transporte ilegal de passageiros, explica Onofre.
A ação Forças Aliadas, que prosseguirá nos próximos dias, é uma resposta ao assassinato da Juíza Patrícia Acioli, que havia sido ameaçada em 2009 por integrantes da Máfia das Vans que atua na região. Participaram da operação 100 fiscais, em 40 viaturas, com 15 reboques e conta com o apoio da Polícia Militar.
Aqueles que querem a bandalha no transporte complementar no estado sempre procuram meios de seguir com a desordem. Infelizmente, alguns membros do Judiciário permitem que criminosos atuem livremente, amparados por medidas judiciais que nos impedem de apreender veículos piratas. Em São Gonçalo, temos o caso da Santa Izabel, única cooperativa que continua atuando no estado após a licitação de vans, por força de decisão judicial, desorganizando o sistema complementar na região. Há também uma decisão em prol de empresa que faz transporte turístico, cujos veículos não podem ser apreendidos, mesmo quando flagrados fazendo lotada. Isso é uma irresponsabilidade que expõe os passageiros a risco de vida. Mas, temos certeza que, como já ocorreu em vezes anteriores, o Poder Judiciário, que tem o compromisso de fazer prevalecer o estado de direito, vai se manifestar para garantir a ordem e a legalidade deste setor, tão importante para a vida de milhões de pessoas, afirma Rogério Onofre, presidente do Detro.
A operação Forças Aliadas tem como foco os municípios de Niterói e São Gonçalo, onde já ocorreram mais de 100 homicídios relacionados à exploração do transporte alternativo.
Desde 2007, conforme determinação do governador Sérgio Cabral, o Detro intensificou a fiscalização para combater as irregularidades no estado. Nesse período, foram registradas 37.953 apreensões, sendo 34.080 por transporte pirata. Em 2011, foram recolhidos 7.305 veículo. Deste total, 5.155 referem-se a transporte sem autorização, sendo 1.595 vans, 343 ônibus e 3.217 kombis e carros de passeio fazendo lotada. Durante 2006, último ano da gestão anterior, não foi registrada nenhuma apreensão.
O governo do estado não vai se intimidar diante de ameaças e atos criminosos. Em 2007, o governador Sérgio Cabral autorizou a contratação de 120 fiscais através de concurso público, o que nos permitiu atuar fortemente no combate às irregularidades no transporte, dando um golpe decisivo nas finanças de grupos marginais. Outra ação determinante foi a regulamentação do transporte complementar através de licitação pública, a primeira da história do país, acabando com o falso cooperativismo que atuava no setor, explorando os trabalhadores. Por causa dessas iniciativas, sofremos inúmeras represálias, fui ameaçado diversas vezes, sofri uma tentativa de atentando no interior, isso sem falar no assassinato de um de nossos fiscais e nas inúmeras ocorrências policiais registradas em ações do Detro. Mas, nada disso nos paralisou. Nossa resposta sempre foi agir com ainda mais rigor contra os criminosos que tentam nos intimidar, concluiu Rogério Onofre.
Postado por: Erro ao ler autor em 18/08/2011 21:23:49