Recebemos denúncias de que algumas empresas estariam rompendo o lacre colocado nos veículos recolhidos por nossa fiscalização, colocando os mesmos para circular sem sanar as irregularidades detectadas e sem a devida liberação por parte do Detro. Já como primeira medida punitiva, orientei a fiscalização para que recolhesse os ônibus com irregularidades para depósitos públicos. Paralelamente, orientei para que fosse feito o monitoramento dos veículos recolhidos nas garagens das empresas para nos certificarmos de que estes estavam realmente parqueados até passarem pela vistoria para liberação explica Rogério Onofre, presidente do Detro.
Como resultado desta ação, algumas empresas foram flagradas com veículos recolhidos circulando indevidamente, entre elas, a Vera Cruz, Rio Ita e Ponte Coberta. Em função do flagrante, o valor da multa inicial é dobrada e a empresa advertida. Caso haja a ocorrência de grande número de reincidências, novas sanções são impostas e, em casos mais extremos, pode ocorrer a intervenção do Detro na empresa infratora.
A central de GPS do Detro funciona com quatro telões e oito monitores de LCD que são gerenciados por oito técnicos operacionais os quais monitoram tanto ônibus quanto vans checando cumprimento do horário, trajeto, pontos de parada, entre outros aspectos. Detectada alguma irregularidade, as empresas são notificadas e infracionadas se for o caso.
Apreensões Na manhã desta quarta-feira (25/05), a fiscalização do Detro voltou aos terminais rodoviários do estado, tirando de circulação 13 ônibus e 15 veículos irregulares.
Foram recolhidos em Cabo Frio 10 ônibus da 1001; no Terminal Américo Fontenelle (Central), um da Evanil; em Itaguaí, um da Cidade do Aço; e em Campo Grande, um da Expresso Mangaratiba. Também foram infracionados dois carros da União e um da São João Batista. As principais irregularidades constatadas dizem respeito ao mau estado de conservação dos veículos (faróis, luz de freio, limpador de para-brisa, etc) e documentação relativa ao Detro.
A fiscalização também realizou ações voltadas para o combate ao transporte irregular com a apreensão de uma Towner em Araruama; duas vans, uma Kombi e um carro particular em lotada no município de Magé; quatro kombis na Avenida Brasil e duas kombis e quatro carros particulares na RJ-106 (Maricá), todos veículos operando sem autorização.
Postado por: Erro ao ler autor em 25/05/2011 17:24:33