DETRO IMPLANTA NOVO CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, está entrando na era da tecnologia da informação. Foi inaugurado o Centro de Processamento de Dados (CPD), a fim de dar suporte às ações da autarquia, visando maior eficiência nos serviços prestados à população do estado do Rio.

Com a reestruturação do setor de tecnologia, foi possível implantar o novo Centro de Tecnologia e Monitoramento (CTM). O sistema permite o controle, em tempo real, da frota que opera o transporte rodoviário intermunicipal, composta por cerca de 13 mil ônibus e 554 vans. Assim, será possível fiscalizar o cumprimento de indicadores, como velocidade e itinerário, entre outros, oferecendo maior segurança aos passageiros e melhor qualidade nos serviços prestados.

O site do Detro também foi remodelado, adotando um layout mais moderno e funcional. Além disso, o site ganhou uma versão responsiva, facilitando o acesso pelo celular. Uma novidade é o Boleto online, que permite ao proprietário de veículos apreendidos pelo Detro emitir o boleto para pagamento de multas e das taxas de reboque e diárias de depósito. Com a ferramenta, após duas horas do pagamento do boleto, o proprietário pode retirar o veículo dos pátios, agilizando o processo de liberação e oferecendo maior comodidade aos cidadãos. No site, também ficou mais fácil para o usuário encontrar informações sobre os leilões de veículos, legislação, linhas de ônibus e vans intermunicipais, empresas autorizadas a realizar transporte de fretamento intermunicipal, entre outros.

Durante o evento, também foram inaugurados o Centro de Digitalização e Microfilmagem (CDM) e Repositório Arquivístico Digital Confiável – RDC-Arq. Estes são os primeiros passos para que o Detro se capacite como o primeiro órgão do estado totalmente digital. Quando o sistema estiver em pleno funcionamento, ainda este ano, os processos serão todos digitais. O objetivo é agilizar e tornar mais eficaz o atendimento à população.

Além disso, todo o acervo que hoje está arquivado em papel será digitalizado e microfilmado, em microfilme digital, conforme as normas técnicas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e a legislação arquivística. Em breve, o Detro vai promover o Fórum de Debate sobre Temporalidade de Documentos.

Estiveram presentes no evento de inauguração o Secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, o subsecretário de Transportes, Oswaldo Dreux, o presidente do Detro, Fernando Moraes, o diretor de Tecnologia da Informação do Detro, Ricardo Fioravante, o assessor da Superintendência de Relações Internacionais da Casa Civil, Bruno Costa, e representantes do Banco Mundial.

Postado por: Assessoria de Imprensa em 22/03/2017 13:43:18